terça-feira, 30 de outubro de 2012

Quatro passos para se fazer um Plano de Marketing


Amigos, 
Publico o texto original que deu base para o artigo publicado na EXAME.COM, seção PME - DICA DE ESPECIALISTA - MARKETING, no dia 11/10/2012, intitulado "Como fazer um plano de marketing para sua empresa". Este artigo pode ser acessado pelo link
http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-fazer-um-plano-de-marketing-para-sua-empresa

TEXTO ORIGINAL:
Quatro passos para fazer um Plano de Marketing: o passo-a-passo de como elaborar esse documento em pequenas empresas
Dr. Frederico Mafra, Professor de Marketing Estratégico do IBMEC e Consultor Sênior da Global On Consultores Associados*

Diante do cenário de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas têm percebido que saber planejar, nos dias atuais, tornou-se uma competência essencial para seu sucesso futuro. Muito mais do que um instrumento teórico, o Plano de Marketing constitui-se em ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos (estes, muitas vezes, escassos). A elaboração de um Plano de Marketing pressupõe a integração de pessoas e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores.

De forma prática, um Plano de Marketing deve ser elaborado através de quatro etapas principais.



A primeira refere-se à Análise do Ambiente de Negócios, onde a empresa deve estudar seu  mercado de atuação e/ou similares (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc.), buscando identificar uma ‘Oportunidade de Marketing’ que pode ser trabalhada pelo plano.

A segunda etapa refere-se ao Marketing Estratégico, que corresponde à análise detalhada dos ‘atores-chave’ que fazem parte do setor de negócios escolhido pela empresa – consumidores, concorrentes, fornecedores -, e onde a Oportunidade de Marketing deverá ser desenvolvida. Ao final desta etapa, a empresa define o Posicionamento a ser trabalhado no mercado escolhido, ou seja, o modo como a empresa quer ser percebida e lembrada pelo consumidor. Este é o ponto principal de todo o processo de Planejamento de Marketing, pois busca definir os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar seus concorrentes.

A terceira etapa corresponde ao Marketing Tático, onde são definidas as ações efetivas (práticas) do planejamento, a partir do Posicionamento definido anteriormente. Nesta etapa são especificadas, em detalhes, as características do Produto (ou Serviço) a ser ofertado, seu Preço, a forma de Comunicação e a forma de Distribuição do mesmo junto ao mercado-alvo.

Por último, a quarta etapa deve tratar dos mecanismos de Controle e Avaliação do plano, através da definição de métricas e indicadores de desempenho que permitam à empresa medir o alcance dos objetivos e estratégias definidas.

Em suma, a elaboração de um Plano de Marketing permitirá à empresa ser eficaz (ter foco e objetivos definidos) e eficiente (ter estratégias e ações práticas) no mercado escolhido para atuar, sendo a base para a construção de uma vantagem competitiva sustentável.

* Frederico Mafra é Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Economista (FACE-UFMG) e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG). Consultor Sênior da Global On Consultores Associados, com experiência nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento, Marketing Empresarial e Pesquisa de Mercado. Atua também como professor em cursos de Mestrado, MBA, CBA, Programas Executivos, Cursos de Especialização e Graduação, além de palestrante organizacional.


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