sábado, 29 de maio de 2010

Debate sobre o perfil do profissional de Inteligência Competitiva

Olá a todos! Acontece no Linkedin um debate interessante entre profissionais de Inteligência Competitiva sobre o tema "O perfil do profissional de IC: existe um único? Qual é? Onde buscar?". Reproduzo aqui minha percepção sobre o assunto.

"Prezados colegas, concordo plenamente com as opiniões de vocês, principalmente quanto às necessárias habilidades pessoias do profissional de IC. Gostaria apenas de ressaltar que, pela minha experiência na área, um ponto fundamental para conseguirmos avançar na definição, ou pelo menos, no escopo básico necessário a um profissional de IC, é o conhecimento específico da própria atividade de inteligência. Neste ponto, vejo hoje uma convergência de várias atividades e funções para a área de IC, em especial dos profissionais de marketing (fico à vontade para falar isso, pois me incluo nesse grupo, até pela minha formação em pós graduação na área e atuação prática). Isso é muito bom por um lado, mas há diferenças conceituais, inclusive, entre o que um profissional de IC deve saber e fazer, e o que outros profissionais que trabalham com informações nas organizações devem saber e fazer. Vi isso quando fiz meu Mestrado em Ciência da Informação, onde percebi particularidades na atividade de IC que não apareciam em nenhuma outra área. Ou seja, concordo com a Ana, quando ela menciona o fato de algumas empresas confundirem IC com GC, por exemplo - são expertises que se complementam, mas que ao mesmo tempo possuem suas particularidades. No caso do MKT e a IC, idem. E assim por diante. As interfaces da IC, dentro das organizações, são diversas, com planejamento estratégico, marketing, RH... Mas é importante saber diferenciar o papel específico da IC dessas outras habilidades. No meu ponto de vista, para começarmos a visualizar estas particularidades, é importante partirmos da própria definição do que seja inteligência e para que serve, e do "famoso e já conhecido" ciclo de IC para enxergarmos as particularidades dessa atividade. Digo isso tudo porque me preocupa o uso, muitas vezes, indiscrimado do termo inteligência para toda a atividade que envolva a coleta, análise e/ou disseminação da informação dentro de uma empresa. Eu posso coletar uma informação, analisá-la e repassá-la a alguém sem, necessariamente, ter feito inteligência. Para não me alongar muito neste momento, quero deixar para a reflexão de todos a opinião de que, para se trabalhar com IC, deve-se desenvolver habilidades e conhecimentos técnicos específicos para tal. Portanto, em parte, o perfil do profissional de IC é único; por outro lado, o que ele consegue trazer de outras áreas limítrofes à IC (como as já citadas acima), além da experiência em determinados mercados, só ajuda a completar o perfil desse profissional".
E você, o que acha? Dê sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário