segunda-feira, 7 de junho de 2010

Reduzida a projeção de inflação para 2010

Toda semana, às segundas-feiras, o Banco Central, em seu Boletim Focus, apresenta projeções para a economia brasileira para o ano corrente e o ano seguinte. Tais projeções são baseadas em opiniões de analistas do mercado.

Nesta semana (dia 07 de junho), houve redução da estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano para 5,64%, ante 5,67% projetado na semana anterior. Como destaquei no post anterior, já se percebe uma acomodação da pressão inflacionária para os próximos meses no país, e este pode ser um indicativo importante para que o próprio Banco Central, em sua reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a ser realizada nesta semana, reflita sobre a decisão de aumentar (ou não) a taxa de juros básica da economia (taxa SELIC). E caso se decida por seu aumento, de quanto seria.

Ainda segundo o Boletim Focus, as estimativas para a SELIC neste ano e no próximo foram mantidas em, respectivamente, 11,75% e 11,50%. Ou seja, é dado como certo o aumento da SELIC neste ano em, no mínimo, 2 pontos percentuais (a taxa atual é 9,50%).

A previsão para o crescimento econômico neste ano (PIB|) foi elevada pela 12a semana seguida, para 6,60%, ante 6,47% no relatório anterior. Enquanto se visualiza uma amenização na pressão inflacionária para os próximos meses, projeta-se, por outro lado, em um aumento na taxa esperada de crescimento do PIB, o que pode acabar justificando mais um aumento da SELIC (pelo menos na próxima reunião do Copom).

Vale a pena acompanhar, nesta semana, a decisão do Copom sobre a taxa SELIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário