sábado, 2 de julho de 2011

Comentários sobre a queda no faturamento dos supermercados em maio de 2011

Prezados amigos,
Resolvi escrever este post para explicar, com mais detalhes, a análise que a editoria de jornalismo da Rede Minas me solicitou fazer sobre a queda no faturamento dos supermercados no último mês de maio de 2011. Infelizmente, por motivos de edição da reportagem para o jornal, grande parte dos argumentos não foram ao ar, ficando a análise muito sintética. Por isso, vai a explicação completa...

Conforme a pauta da reportagem, os últimos dados divulgados pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) sobre o setor supermercadista mineiro e brasileiro apontaram queda no faturamento em maio. A principal causa, segundo os próprios donos de supermercados, seria o aumento dos juros.

Vale, porém, tecer alguns comentários mais fundamentados sobre tudo isso...

Em primeiro lugar, deve-se ponderar que a taxa de crescimento obtida em 2010 (recorde para o setor) aconteceu porque a base de comparação foi 2009, ano da crise. Já em 2011, apesar do setor continuar faturando, a base de comparação é 2010, ano de consumo intenso e alto crescimento econômico brasileiro. Por isso, deve-se olhar para os dados não apenas comparando percentuais de um ano para outro, mas lembrando das bases de comparação.

Em segundo lugar, realmente a alta nas taxas de juros no Brasil têm gerado um efeito de diminuição no consumo, não só nos supermercados, mas em vários outros setores. Mas é importante ressaltar, também, que o aumento dos juros por parte do governo é consequência, e não causa, do aumento dos preços dos produtos dos supermercados. E com relação a estes, em especial, é bom lembrar que a categoria de produtos característica do segmento, alimentos e bebidas, foi a principal vilã da inflação brasileira no último trimestre de 2010 e primeiro trimestre deste ano. Para completar, os preços estavam sendo repassados aos consumidores, que continuavam consumindo forte, contribuindo para pressionar ainda mais a inflação, e também aumentar o faturamento dos supermercados.

Hoje, o consumidor está mais cauteloso, está pesquisando mais, escolhendo produtos mais baratos em substituição aos mais caros. O consumidor, na realidade, está mudando seu comportamento, e esta mudança também impacta na queda de faturamento do setor atualmente.

Por último, é também importante destacar que os consumidores, neste ano, estão evitando contrair dívidas, tanto por causa do aumento dos juros (e medo da inadimplência), mas também porque estão tendo que pagar as dívidas contraídas em 2010. Ou seja, a renda está sendo dividida entre consumo presente e pagamento de dívidas passadas. Por isso, o consumo no presente tende a ser mais moderado do que o do ano passado.

Dessa forma, acho que explicamos melhor as razões de queda do faturamento dos supermercados, para não ficarmos apenas com a versão de que a culpa é da taxa de juros.

Abraços a todos!!

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