quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lideres narcisistas arriscam mais e tornam as empresas mais inovadoras

Amigos,
Compartilho um interesse artigo publicado no site do Valor Econômico sobre estilo de liderança e inovação. Vale a pena refletir até que ponto o egocentrismo do líder ajuda na inovação, já que ao mesmo tempo pode ir contra ao trabalho de proteção das idéias inovadoras da organização. Para quem trabalha com Inteligência Competitiva, esse é um aspecto que precisa ser estudado e monitorado!
Boa leitura a todos!

Líderes narcisistas arriscam mais e tornam as empresas mais inovadoras

Desejo de chamar atenção dá mais confiança para CEO tomar decisões menos seguras, diz pesquisa

Valor Online | 24/11/2011 10:05

Presidentes de empresas narcisistas e egocêntricos são responsáveis por companhias mais inovadoras tecnologicamente, mostra um estudo da escola de negócios suíça IMD. Segundo os autores da pesquisa, o desejo de chamar atenção dá mais confiança para tomar decisões arriscadas, o que ajuda as organizações a superar a inércia que normalmente domina empresas já estabelecidas.

O estudo, feito com CEOs de 33 grandes companhias farmacêuticas dos Estados Unidos, analisou a resposta dessas instituições a mudanças apresentadas pelo setor nas últimas três décadas. Os professores relacionaram a intensidade e a rapidez com que as empresas tiveram alguma iniciativa em reação ao principal desenvolvimento da área na época - a biotecnologia - ao período em que os profissionais ocuparam a presidência dessas companhias.

Os resultados mostram que CEOs mais narcisistas têm mais chances de manter suas empresas na liderança em inovação tecnológica. O egocentrismo dos presidentes foi calculado por meio de informações como o destaque dado a fotos do profissional em relatórios anuais e menções ao nome do executivo em comunicados da empresa, entre outros fatores.

Mas os pesquisadores alertam que o narcisismo não é necessariamente uma garantia de sucesso. Assim como assumir riscos pode ser decisivo para se manter à frente da concorrência, a aposta pode acabar em fracasso e prejudicar a empresa. "Narcisistas veem o potencial para consagração onde outros veem risco excessivo, mas isso nem sempre quer dizer que eles recebem o aplauso que desejam ao final", explica o professor Albrecht Enders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário