quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Pontos essenciais na hora de criar uma marca: como passar a mensagem certa com a marca da sua empresa


Amigos, 
Publico o texto original que deu base para o artigo publicado na EXAME.COM, seção PME - DICA DE ESPECIALISTA - MARKETING, no dia 13/09/2012, intitulado "A marca da sua empresa passa a mensagem certa?". Este artigo pode ser acessado pelo link


TEXTO ORIGINAL:
Pontos essenciais na hora de criar uma marca: como passar a mensagem certa com a marca da sua empresa

Dr. Frederico Mafra, Professor de Marketing Estratégico do IBMEC e Consultor Sênior da Global On Consultores Associados*

A criação de uma marca exige, das empresas, tempo e dedicação. Trata-se de uma escolha fundamental, que pode ajudar ou não na construção de uma imagem e de um posicionamento diferenciado no mercado. O primeiro passo é investir no planejamento da marca, e isso exige tempo. O ideal também é buscar o apoio de um profissional especializado no processo criativo da marca, além de verificar a existência de outras marcas e idéias similares no mercado. Ainda na etapa de planejamento, a base de criação da marca deve ser o posicionamento de marketing definido pela empresa. Ou seja, é a partir do posicionamento que a empresa quer ter no mercado que a marca deverá ser criada, pois ela deverá representar a mensagem que vai chegar à mente dos consumidores, fornecedores, parceiros e demais públicos.

Uma característica importante é que a marca seja de fácil lembrança por parte do consumidor. Nomes longos e difíceis de serem lembrados e escritos dificultam a assimilação da mensagem, a fixação da idéia principal da marca (posicionamento), e pode ser até mesmo inconveniente quando precisar ser pronunciada pelo cliente ou fornecedor (no caso de marca com termos em inglês, por exemplo). Importante também que marca não tente ser muito parecida com a do concorrente. No curto prazo, pode parecer uma estratégia interessante de querer se aproximar da marca mais famosa, ou líder do mercado, mas no médio e longo prazos, não representa uma estratégia vantajosa, podendo deixar a marca com uma imagem de ‘cópia’ e sem identidade própria. Além de acabar confundindo o cliente, a empresa pode, no pior dos casos, ser processada por outra empresa que se sentir imitada.

Nomes regionais e pessoais associados à marca também devem ser bem avaliados, pois podem, no primeiro caso, limitar o crescimento da marca em outras regiões com características diferentes da original. No segundo caso, a associação da marca ao nome pessoal pode manter o empreendedor ligado, para sempre, a um tipo de negócio, e no caso de tentar desenvolver uma nova empresa em outro segmento, poderá ter dificuldades de construir novas associações à nova marca.

De maneira resumida, algumas características importantes, comuns a todos os bons nomes de marcas famosas, devem ser consideradas no momento de se criar uma marca:

1. O nome deve ‘pegar’, ‘grudar’ na mente do consumidor: Durante o processo de levantamento de idéias sobre o melhor nome para uma marca (brainstorming), dedique tempo para avaliá-las e decidir. As melhores opções são aquelas lembradas sem a necessidade de olhar a lista de nomes sugeridos. Esses são os nomes que têm maior potencial de “gravação” na memória dos consumidores. Lembre-se: a marca deve ser memorável!
2. Tente decidir por um nome curto: O que nomes como Apple, Nike, Twitter, Pixar ou eBay têm em comum? A resposta é simples: duas sílabas. Estudos mostram que a brevidade da marca é o melhor caminho para a sua memorização. Por isso, empresas com nomes curtos são lembradas com mais freqüência pelos consumidores. Não se trata de uma regra, mas de uma constatação.
3. Tente criar uma nova linguagem: Inventar uma palavra não deve ser um último recurso. Ao contrário, deve ser a primeira opção. Combinar duas palavras ou conceitos é pensar ‘fora da caixa’, é ser criativo, é inovar. Os consumidores gostam disso. O nome da sua empresa não pode ser genérico. Nomes comuns, negócios comuns!

* Frederico Mafra é Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Economista (FACE-UFMG) e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG). Consultor Sênior da Global On Consultores Associados, com experiência nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento, Marketing Empresarial e Pesquisa de Mercado. Atua também como professor em cursos de Mestrado, MBA, CBA, Programas Executivos, Cursos de Especialização e Graduação, além de palestrante organizacional. 



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