quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ARTIGO: Quanto tempo a empresa deve destinar para o Marketing?

Amigos,
Publico o texto original que deu base para o artigo publicado na EXAME.COM, seção PME - DICA DE ESPECIALISTA - MARKETING, no dia 14/02/2013, intitulado "Quanto sua empresa deve investir em Marketing". Este artigo pode ser acessado pelo link
http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/quanto-sua-empresa-deve-investir-em-marketing

TEXTO ORIGINAL:
Quanto tempo a empresa deve destinar para o Marketing?
Dr. Frederico Mafra, Especialista em Marketing Estratégico e Consultor Sênior da Global On Consultores Associados*
professorfrederico@yahoo.com.br / fredericomafra@globalon.com.br
 
O Marketing constitui-se numa das principais atividades a serem desenvolvidas pelo empresário e seus colaboradores dentro de um contexto empresarial. Para alguns especialistas no assunto, o Marketing atualmente deveria ser a atividade-chave de qualquer organização. Ela é, de fato, a responsável pelo contato da empresa com seu mercado, e é por meio do Marketing que a empresa entende seu ambiente de negócios, enxerga oportunidades de crescimento, define segmentos-alvo, cria e define seus produtos, e planeja ações de comunicação, entrega e precificação de suas ofertas. Em suma, o Marketing cuida de todo o processo de relacionamento de uma empresa com o mercado. 
 
Olhando por este prisma, poderíamos considerar que todo o tempo que a empresa está voltada para seu negócio deveria ser considerado o tempo necessário a ser destinado para as ações de Marketing. E com relação a valores, basta retirar do orçamento da empresa aqueles custos voltados à estrutura e pagamento de pessoal, e você terá o valor do que é (ou deveria ser) dedicado ao Marketing em todas as suas sub tarefas. O empresário deve entender e trabalhar o Marketing como uma atividade ampliada, sistêmica, e dedicar todos os recursos possíveis (não somente financeiros, mas também humanos e estruturais) para a realização de ações que, ao final, consigam “linkar” a empresa ao mercado escolhido, permitindo a ela colher os frutos de suas estratégias (aumento de receita, lucratividade, rentabilidade, satisfação e fidelização de clientes, etc., etc., etc.).
 
Entretanto, sabemos que muitas empresas consideram ainda o Marketing como apenas mais uma área organizacional, e acabam tentando definir um orçamento para todas as ações inerentes a área, citadas acima. Tradicionalmente, as empresas definem valores para a área de Marketing de duas maneiras. A primeira é dedicar um percentual do faturamento à área. Neste modelo, quando a empresa fatura mais, dedica mais dinheiro para as ações de Marketing. Mas quando fatura menos, o Marketing sofre com cortes de verbas, e consequentemente, de ações a serem trabalhadas para a empresa frente ao mercado. Ou seja, aquela área que deveria garantir o contato da empresa com o mercado, ao ter seus recursos diminuídos, na prática também acaba reduzindo este contato e o relacionamento com o cliente, deixando espaços para as investidas de concorrentes e seus produtos.
 
A segunda forma tradicional de se definir valores para a área de Marketing é desvinculá-los dos resultados financeiros obtidos pela empresa, com base em um orçamento fixo para determinado período. Se por um lado, a área não fica à mercê de redução do faturamento no curto prazo, por outro também não colhe os frutos de um aumento do faturamento, muitas vezes decorrente das ações de Marketing executadas.
 
Qualquer que seja o modelo tradicional escolhido, ele não reflete a forma ideal de se enxergar e trabalhar o Marketing dentro de uma empresa. Com dito no início do artigo, o Marketing deve ser o coração do negócio, e como órgão vital, não pode parar, e tem que ser trabalhado todos os dias e em todos os momentos de atuação da empresa no mercado. O investimento em Marketing, em outras palavras, não deve estar vinculado a valores meramente financeiros e de tempo em horas de trabalho. O máximo de tempo e recursos possíveis devem, portanto, ser dedicados ao Marketing e suas atividades.
 
* Frederico Mafra é Doutor e Mestre em Ciência da Informação, Economista e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing. Consultor Sênior da Global On Consultores Associados, com experiência nas áreas de Marketing Estratégico, Planejamento e Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Pesquisa de Mercado. Atua também como professor em cursos de Mestrado, MBA, CBA, Programas Executivos e Cursos de Especialização, além de palestrante organizacional.
 

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