segunda-feira, 16 de maio de 2011

O uso do Facebook como estratégia de marketing digital para as empresas

Prezados amigos,

Pesquisa recente da ComScore revelou que a quantidade de usuários do Facebook no Brasil chegou a 19 milhões de pessoas em março, número três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Nos EUA, pesquisa da empresa Edison Research aponta que 51% dos cidadãos americanos com mais de 12 anos já têm perfis no Facebook.

Para as empresas, este crescimento do Facebook significa um impacto semelhante ao provocado pelo Google pouco mais de uma década atrás. Ou seja, a criação de um revolucionário modelo de publicidade online que trará oportunidades para empresas dos mais diversos portes e segmentos.

Os especialistas apontam três boas razões para acreditar que o Facebook tem condições de se tornar uma nova plataforma de negócios na Internet, rivalizando com o Google:

  1. Pela grande escala mundial de usuários, que cresce a um ritmo acelerado;
  2. Por se mostrar bastante lucrativo e, portanto, sustentável (o site levantou US$ 1,9 bilhão em 2010, enquanto o faturamento do badalado Twitter não passou de US$ 45 milhões);
  3. E por, a cada dia, vir se aprimorando como plataforma de mídia, marketing e negócios.
    Ao contrário de outras redes como o Orkut, desde o início a proposta do Facebook foi mais “amigável” para que as empresas se relacionassem com os participantes de forma natural, sem grandes apelações comerciais e de propaganda.

    O que a equipe de desenvolvimento do Facebook vem fazendo é aperfeiçoar o acesso e as formas de interação. E, pelo que mostra o crescimento da plataforma no mundo corporativo, marcar presença no Facebook certamente parece ser um bom negócio.

    Algumas das vantagens mais evidentes são:

    • Estar presente na rede social que mais cresce no mundo e que conta atualmente com 600 milhões de usuários
    • Atuar em uma rede social como uma “pessoa jurídica” e não disfarçada de “pessoa física” como em outras redes, conferindo mais naturalidade e transparência ao diálogo
    • Disponibilizar diversos aplicativos e games, que podem ser incorporados à página como forma de interação com os visitantes. Estima-se que hoje nada menos do que 2,5 milhões de desenvolvedores criem aplicativos para a rede
    • Integrar de forma mais natural, dentro da página, outras mídias sociais complementares, como o YouTube, Flickr, Twitter e blogs, facilitando o acesso dos “fãs” a estes conteúdos e aumentando a interatividade
    • Disseminar mensagens virais, por meio dos comentários.

    Nos EUA já existem companhias que estão abandonando seus sites institucionais para se concentrar em fan pages.

    Portanto, fortalecer a presença no Facebook deve ser encarado como mais um passo da empresa em sua estratégia de marketing digital. Assim como outras ações nas redes sociais, os resultados nesse tipo de empreendimento devem ser pautados pelo conhecimento do público-alvo, definição clara dos objetivos, planejamento, definição de uma estratégia própria e monitoramento dos resultados.

    Pelas características da rede, o Facebook tem se colocado como um ambiente perfeito para disseminar rapidamente novidades relacionadas a lançamentos, campanhas de engajamento e para relacionamento direto com o público.

    Este post foi basedo em reportagem publicada no site UOL, por Silvio Tanabe, em 04 de maio de 2011, denominada "O Facebook marketing está apenas começando". A reportagem, na íntegra, está em http://webinsider.uol.com.br/2011/05/04/o-facebook-marketing-esta-apenas-comecando/.
    Entretanto, sites institucionais continuam sendo muito importantes, principalmente no Brasil. Embora não tenham a fluidez das redes sociais, continuam sendo a principal referência de uma empresa na Internet, transmitindo credibilidade justamente por sua “solidez”. Por esse motivo, especialistas acreditam que os sites ainda vão ter vida longa, embora devam sem dúvida passar por uma evolução até serem totalmente incorporados ao ambiente social da web.

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