terça-feira, 6 de dezembro de 2011

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, ferramenta de sucesso!

Postado por Dra. Renata D´Ávila Bandeira
Fonoaudióloga / FONOCENTER - Fonoaudiologia Avançada


A comunicação está presente em todas as áreas de nossas vidas e saber se comunicar é um grande diferencial, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Isso porque a comunicação funciona o tempo todo como um seletor de pessoas.

Em um mundo competitivo como o de hoje, onde as pessoas estão se especializando cada vez mais, ter um diferencial faz toda diferença. Podemos dizer que ter uma boa comunicação (saber falar e se expressar) é garantia de sobrevivência no mercado de trabalho!

É necessário ter coerência na forma de se expressar, porque não adianta dizer palavras que não combinam com os sentimentos ou a com realidade interior, pois não vai convencer. E a verdadeira comunicação só se efetua quando a pessoa, além de ser compreendida, consegue chegar aos resultados desejados. Por isso, é importante detectar quando um estilo de comunicação não é eficaz, para que a forma de se expressar seja melhorada ou aprimorada.

Num estudo sobre comunicação, ficou provado que as palavras, chamada de recursos verbais, têm poder de influência de apenas 7% num processo comunicativo. E que o tom de voz participa deste processo com 38%, e a postura corporal com 55%. Isto quer dizer que o tom de voz ou a postura, chamados de recursos não-verbais, falam muito mais do que as próprias palavras!

O poder da comunicação ou 'Competência Comunicativa' é de tal importância que jamais se deve esquecer que, a todo instante, estamos enviando mensagens aos outros, na maior parte das vezes sem nos darmos conta disso. É impossível viver sem se comunicar, porque além das palavras, os gestos e até os sentimentos e pensamentos, sempre são percebidos pelos outros.

E é a partir do padrão de comunicação de uma pessoa, que inclui a fala e também a expressão corporal, que conseguimos detectar classe social, conhecimentos e hábitos das pessoas, e assim definir qual será nosso nível de relação com eles.

No ambiente de trabalho não é diferente. A comunicação se dá de acordo com os grupos e as profissões. Possuímos padrões de comunicação que transmitem vários estados do ser humano. Isso é chamado de “Psicodinâmica Vocal”, e que significa exatamente o impacto emocional que determinadas características vocais de um falante causa em um ouvinte. Desenvolver a “Competência Comunicativa” é tratarmos esta psicodinâmica, e desta forma, comunicarmos sem perder a naturalidade, com maior clareza e atingindo o objetivo desejado.

Alguns aspectos trabalhados neste campo:
  • Em relação à voz se trabalha no aspecto da intensidade: é elevada ou reduzida?
  • Na articulação dos sons da fala, ela é definida ou imprecisa?
  • E a velocidade? Lenta ou elevada?
  • Possui respiração calma, harmoniosa ou ciclos respiratórios irregulares?
  • Os tons da voz são graves ou agudos? Ou ainda voz rouca ou soprosa?

Todos estes aspectos são tratados em conjunto com os movimentos corporais e faciais, melhorando as expressões, visando uma harmonia na comunicação, para que desta forma as mensagens faladas cheguem de forma objetiva e clara ao ouvinte. E uma coisa é certa: “Competência”, em qualquer área, mesmo tendo sido tratada, trabalhada, exercitada, é uma qualidade que o indivíduo passa a ter e que é percebida pelos outros claramente.



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