quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Definição da Estratégia X Gestão da Estratégia – diferenças e similaridades

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL HOJE EM DIA, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2009.

Dois grandes desafios enfrentados pelos executivos (principalmente de micro e pequenas empresas) referem-se ao estabelecimento das estratégias empresariais consistentes e coerentes com as características de seus negócios, e à forma como estas estratégias são implementadas e acompanhadas pelos respectivos responsáveis. Antes de executar as atividades inerentes a estes processos, os executivos precisam entender suas diferenças e similaridades, e repassá-las para o corpo gerencial e técnico de suas empresas. Trata-se de dois processos diferentes e que ocorrem em sentidos opostos, apesar de serem complementares e imprescindíveis para o sucesso organizacional.

O primeiro desafio refere-se ao processo de definição da estratégia empresarial, o qual pressupõe a adoção de metodologias e atividades de planejamento. Para tanto, envolve cinco sub processos: 1) definição da intenção estratégica (que corresponde à definição dos propósitos do negócio, reunindo os valores e princípios organizacionais, missão e visão estratégica); 2) realização do diagnóstico estratégico (que corresponde ao entendimento do contexto empresarial interno e externo); 3) definição da postura estratégica ideal (que corresponde ao estabelecimento da alternativa estratégica a ser adotada pela empresa, com base no diagnóstico realizado); 4) estruturação da ação estratégica (que corresponde às etapas de definição dos objetivos, metas, estratégias, projetos, atividades e planos de ação); 5) definição dos mecanismos de controle e avaliação estratégica (que corresponde à etapa de definição dos indicadores de desempenho e parâmetros de avaliação a serem utilizados no momento de implementação e acompanhamento do planejamento, ou seja, na realização da gestão estratégica).

O segundo desafio refere-se, portanto, à gestão da estratégia empresarial, que envolve a implementação e o acompanhamento do que foi planejado e definido no primeiro processo. Este ocorre em sentido contrário ao primeiro, pois a gestão estratégica tem início na mensuração e acompanhamento dos indicadores de desempenho, e a partir de seus resultados, dispara processos de ajuste, revisão e/ou reformulação do planejamento, que ocorrem, num primeiro momento, na ação estratégica (revisão de estratégias e/ou realinhamento de objetivos). Num segundo momento, caso necessário, pode-se rever a postura estratégia. Uma terceira alternativa é rever o diagnóstico estratégico, refazendo os processos de análise interna e externa e, em último caso, pode-se rever até mesmo a intenção estratégica organizacional.

Portanto, não se faz gestão estratégica sem antes saber o que gerenciar; por outro lado, não basta definir a estratégia empresarial a ser adotada, sem criar as condições para que ela seja implementada e acompanhada no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário