sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A importância da pesquisa de opinião para os políticos e as administrações públicas

Em todo ano eleitoral, as pesquisas de opinião pública tornam-se destaque nos noticiários televisivos, nos jornais de grande circulação, nas rádios e outros meios de comunicação de massa. Neste ano de eleições majoritárias para Presidente da República, Governador, Senador, e para cargos proporcionais (Deputados Federal e Estadual), as pesquisas de opinião realizadas por grandes empresas especializadas estão sendo amplamente noticiadas para a população. Além das já tradicionais metodologias de pesquisa de opinião, atualmente já é possível acompanhar diariamente a performance dos candidatos e a intenção de voto de cada um, através de novas ferramentas e técnicas de pesquisa, dentre elas a do tipo “tracking”. Também já é possível ter conhecimento das avaliações mais qualitativas feitas pelo público que acessa a Internet e opina, via blogs e sites de redes sociais, sobre os candidatos.

Infelizmente, a maioria dos políticos só toma consciência da importância da pesquisa de opinião nos momentos próximos às eleições, seja como instrumento para acompanhamento do processo eleitoral, seja para detectar as intenções de voto da população ou, quando muito, para o levantamento de demandas para a elaboração de seus programas de governo. Entretanto, a pesquisa de opinião pública deveria ser vista como um “instrumento de uso contínuo” do político durante o exercício do seu mandato.

Nos dias atuais, a informação tornou-se um bem precioso para atualizar, esclarecer, diagnosticar e prevenir. E a pesquisa, enquanto ferramenta de marketing, tem como função exatamente gerar informação, seja ela quantitativa ou qualitativa, para a tomada de decisão por parte do executivo (público ou privado). O homem público sempre está preocupado em administrar sua imagem enquanto político, mas se esquece de utilizar mecanismos capazes e, sobretudo, eficazes, de gerar-lhe informações que lhe permitam conhecer e antecipar-se aos fatos, evitando transtornos e equívocos que podem comprometer sua imagem e até mesmo seu futuro político.

Acrescente-se aos motivos acima a crescente conscientização política da população, seu amadurecimento quanto ao que deseja para o futuro do seu país, estado ou município e, conseqüentemente, o aumento do grau de cobrança e exigência quanto à “qualidade” e “atitude” dos políticos. Tudo isso vem corroborar a importância que a pesquisa de opinião pública possui no monitoramento e avaliação das administrações públicas e na sua comunicação social, e não apenas como ferramenta a ser utilizada somente no período eleitoral. As administrações públicas necessitam de um acompanhamento e monitoramento eficientes e constantes, e a pesquisa de opinião pode exercer essas funções, auxiliando o político na condução de seu mandato, permitindo ajustes e correções e, principalmente, evitando que tudo seja levantado e pesquisado somente nos anos de eleição, com o intuito de simplesmente obter votos ou elaborar programas de governo.

Alguns políticos, que já perceberam a importância da pesquisa de opinião como instrumento vital de informação, realizam trabalhos de pesquisa periódicos (no mínimo, três levantamentos anuais), avaliando suas administrações, levantando demandas, apresentando propostas e projetos para serem testados, e monitorando as lideranças locais. Além disso, através das pesquisas de opinião, a comunicação entre a administração e a comunidade passa a ser fomentada com informações relevantes, permitindo que se comunique o que a população deseja saber, utilizando-se dos meios de comunicação mais eficazes para cada tipo de mensagem, ao mesmo tempo em que permite à população expor suas demandas e anseios à administração pública. Ou seja, a pesquisa de opinião torna-se uma aliada imprescindível para o trabalho de comunicação social do político e de sua administração. Com isso, os políticos conseguem construir uma imagem positiva junto aos eleitores (ressaltando-se que eles devem realizar efetivamente obras e ações relevantes para a população), e conseguem obter uma vantagem em termos de informação sobre o pensamento do eleitor em comparação com os adversários que só se utilizam das pesquisas nos anos de eleição.

Através do trabalho de monitoramento e acompanhamento de sua avaliação, o homem público pode, então, nos anos de eleição, utilizar-se da pesquisa de opinião para auxiliá-lo, de forma mais eficiente, no processo de campanha eleitoral, obtendo informações sobre intenção de voto, principais adversários, teste de propostas, e outros temas relevantes para aquele momento específico. Mas para que este trabalho seja completo e, sobretudo, eficaz, é necessário que o político tenha acompanhado sistematicamente seu desempenho durante todo o mandato, como fazem as empresas através de seus sistemas de gerenciamento de performance, tão em foco atualmente.

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