quarta-feira, 30 de março de 2011

Executivos buscam primeiro a Internet para se informarem

Amigos, vejam como a Internet e as mídias digitais estão transformando, literalmente, a forma de se buscar informação nas empresas, e por que não dizer, na vida pessoal !

Reportagem publicada no iG mostra como a Internet vem dominando os canais de acesso à informação no universo empresarial, e mais importante ainda, entre os executivos responsáveis pelas decisões estratégicas nas organizações.

Boa leitura a todos!

Marina Gazzoni e Claudia Facchini, iG São Paulo - 29/03/2011

A 4ª Pesquisa de Credibilidade da Mídia, divulgada pela agência de comunicação CDN, aponta a Internet, pela 1ª vez, como a principal fonte de informação utilizada pelos executivos em 2010. Segundo o estudo, 43% dos entrevistados acessam a Internet para buscarem informações, e 95% acessam portais ou sites de jornais.

Para a diretora da CDN, Cristina Panella, “a agilidade é o diferencial da Internet”. Além disso, a disseminação de plataformas de conteúdo móveis, como os tablets e os smartphones, também favorece o acesso a conteúdos online.

Em 2008, os canais online foram citados por 36% dos executivos entrevistados. Os jornais, que detinham a preferência naquele ano, com 40% das respostas, caíram para a 3ª posição em 2010, com 28%. Em segundo lugar está a televisão, com 34% das indicações.

A maioria dos executivos procura informações nos portais de notícias (59%), seguidos dos sites de jornais e revistas (41%) e das redes sociais (11%), como Orkut e Facebook. Além do acesso direto às páginas, eles também utilizam ferramentas de agrupamentos de sites, notícias ou posts para receber conteúdos filtrados de acordo com suas áreas de interesse. As mais populares são o Google Reader (51%), o Twitter (12%) e as newsletters (10%).

Reportagens sobre empresas e finanças são os temas preferidos no noticiário de economia (70% e 32%, respectivamente).

Além de terem conquistado a preferência nos acessos, os canais digitais melhoraram sua posição também entre os que têm mais credibilidade entre os executivos. Antes em 5º lugar entre os veículos considerados confiáveis ou muito confiáveis, a Internet alcançou o 3º lugar, com 35% de indicações, atrás da televisão (58%) e dos jornais (49%).

A pesquisa foi realizada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com 432 executivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário